segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Progeria: envelhecimento prematuro

A progeria é uma doença bastante rara que atinge uma em cada oito milhões de pessoas. É o resultado de alterações genéticas e possui uma característica peculiar do envelhecimento precoce, se tornando até sete vezes mais rápido que o normal. Infelizmente o tempo de vida da pessoa é menos, geralmente há uma expectativa de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos.



Essa pouca expectativa de vida tem em suas principais complicações as de origem cardiovascular, no entanto a síndrome não altera o desenvolvimento cognitivo da pessoa, assim preserva a inteligência de seus portadores.

Entenda melhor a Progeria

O diagnostico da doença não é difícil de ser realizado, visto que é necessária somente uma boa avaliação média. A doença costuma ser identificada já no primeiro ou segundo ano de vida da criança.



O quadro clínico

Alguns sinais e sintomas ajudam a identificar a doença, vejamos.• O quadril pode apresentar luxação;


  • Baixo peso;
  • Ausência congênita de cabelos ou poucos fios e de aparência esbranquiçada;
  • A face é pequena em relação ao resto da cabeça;
  • Aparência de envelhecimento precoce;
  • Dentição desenvolvida tardiamente.

Causas e tratamento

Sabe-se que a doença é resultado de uma mutação genética, no entanto a ciência infelizmente ainda não consegue explicar o porquê isso acontece.

O tratamento não tem cura, mas é possível oferecer uma melhor qualidade de vida para os portadores com o auxilio de uma terapêutica se baseando no tratamento de sinais e sintomas que a criança venha a apresentar. Os cuidados ainda devem ser acompanhados de médicos, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde.

Nenhum comentário para " Progeria: envelhecimento prematuro "

Postar um comentário